Principal
Informações Gerais
Questionário on line
Contato
Equipe
Hospitais visitados
Outros Projetos
Onde é LEI
Notícias
Documentos


Apoio:



Uveítes

A uveíte é a inflamação (infecciosa ou não-infecciosa) do tecido vascular ocular (úvea). Esta pode ser dividida em úvea anterior (íris e corpo ciliar) e úvea posterior (coróide). Também existe a classificação da uveíte intermediária que atinge a pars plana (também conhecida como parsplanite. A inflamação presente em todas as regiões é conhecida como panuveíte.



A uveíte anterior é a inflamação da íris (irite), podendo ser acompanhada ou não de inflamação da corona ciliar do corpo ciliar.O paciente acometido por essa doença pode apresentar olho vermelho, dor ocular intensa opressiva, fotofobia, acentuada, lacrimejamento e borramento visual de grau variado. A uveíte anterior representa 70-95% dos casos de uveítes, sendo uma das causas mais importantes da Síndrome do olho vermelho. Este tipo de uveíte está associado a doenças sistêmicas (doenças reumáticas, doença inflamatória intestinal e a inflamação da coróide). Geralmente, ao fazer o diagnóstico de uveíte anterior, o oftalmologista requisita a avaliação de um clínico para saber se a uveíte é uma manifestação de alguma doença.

 Já a uveíte posterior é a inflamação da coróide,sendo,frequentemente, seguida por inflamação da retina e do corpo vítreo.Corresponde a cerca de 5% dos casos de uveíte e a sua causa mais comum é a toxoplasmose. Pode também ser causada por tuberculose, sífilis e citomegalovirose (AIDS). O paciente que apresenta esse tipo de uveíte pode ter sensação de moscas volantes ou corpos flutuantes e fotopsia (perturbação da visão que consiste na percepção de círculos irisados, faíscas e centelhas) associada à redução da acuidade visual.

Percebe-se, portanto, que a úvea possui uma grande importância para o oftalmologista e para o clínico por ser acometida em diversas doenças sistêmicas.Daí a importância da realização do Teste  do Olhinho,o qual,uma vez alterado,poderá ser indício de uveíte  ,dentre outras doenças,que poderão ser confirmadas com uma consulta ao oftalmologista.

Texto escrito por:
Nathália Krishna (integrante do PET-Medicina/UFC)




 

 

© 2007 Teste do Olhinho - PET-Medicina - UFC
|