Principal
Informações Gerais
Questionário on line
Contato
Equipe
Hospitais visitados
Outros Projetos
Onde é LEI
Notícias
Documentos


Apoio:



Retinoblastoma

O Retinoblastoma é um tumor maligno de células embrionárias localizadas na retina, a região do olho humano sensível à luz. O sinal luminoso é captado na retina e transmitido aos centros visuais do cérebro por um nervo.

O Retinoblastoma pode ser verificado em crianças independente de sexo ou de raça. À semelhança de outros tumores, ele tem como causa uma mutação, isto é, uma modificação errada e casual feita no nosso material genético. Esse tumor pode estar presente assim que a criança nasce, mas também pode surgir nos primeiros 5 anos de vida.

Na maioria dos casos, a ocorrência do Retinoblastoma é isolada, pois a família não relata essa doença em parentes, próximos ou distantes. Muitas vezes a família só percebe que a criança tem dificuldades visuais quando o tumor já está em um estado avançado, tornando menores as chances de cura completa.

Quanto ao Retinoblastoma em si, sabe-se que é um tumor que pode não se restringir ao olho. Ele tem a capacidade de se espalhar, chegando a regiões do cérebro e aos ossos, onde prejudicará outros sentidos, a percepção da criança sobre o que se passa à sua volta e até o seu sistema locomotor.

É por isso que tanto se tem falado em exames de prevenção bastante simples, como o Teste do Olhinho, que podem ser úteis na detecção precoce de diversos problemas da visão na infância. O Teste do Olhinho consiste, basicamente, em lançar sobre o olho da criança um feixe de luz e em verificar a cor do reflexo que volta do olhinho. O reflexo normal esperado pelo examinador é de coloração vermelha ou, até, alaranjada. O Retinoblastoma e algumas outras doenças farão que o reflexo observado no Teste seja próximo do branco.

Esse tipo de exame preventivo não poderá dizer se a criança tem Retinoblastoma, mas permitirá um encaminhamento para o médico especialista, onde o diagnóstico definitivo e confiável poderá ser dado e a família será orientada da melhor forma possível sobre a doença e o tratamento.

Texto escrito por:
Adriana Barreto (integrante do PET-Medicina/UFC)




 

 

© 2007 Teste do Olhinho - PET-Medicina - UFC
|