Principal
Informações Gerais
Questionário on line
Contato
Equipe
Hospitais visitados
Outros Projetos
Onde é LEI
Notícias
Documentos


Apoio:



O que é o Teste do Olhinho?

Com certeza você já deve ter ouvido falar do Teste do Pezinho em algum momento. Pois é! Existe também o Teste do Olhinho e o Grupo Pet-Medicina da Universidade Federal do Ceará inicia um projeto para tentar tornar obrigatório o Teste do Olhinho no Estado do Ceará. O Teste do Olhinho, também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, é um teste simples, rápido, indolor e barato, que é feito no bebê, nas primeiras horas de vida, ainda no centro obstétrico, sendo essencial para detectar possíveis problemas congênitos na visão evitando o agravamento de doenças importantes durante o desenvolvimento da criança.

Quando realizado, o exame pode detectar a catarata congênita, traumas de parto, hemorragias, inflamações/infecções, malformações e até mesmo doenças malignas que podem se desenvolver com o tumor conhecido como retinoblastoma. Segundo dados estatísticos, todas essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo. Esses diagnósticos, caso não sejam tratados a tempo, podem proporcionar à criança uma baixa visão, ou até mesmo a cegueira.

Durante o Teste do Olhinho, realizado pelo pediatra e sem uso de colírios prévios, é usada uma fonte de luz para se observar o reflexo que vem das pupilas. Para isso, deve-se usar um pequeno aparelho denominado oftalmoscópio direto que permite ao médico visualizar o reflexo da luz incidida no olho da criança. Vale salientar que a luz usada no aparelho tem baixa intensidade e não provoca nenhum dano para a criança que está sendo examinada.

Quando as principais estruturas do olho da criança encontram-se normais em relação à sua transparência natural, dentre elas a córnea, o cristalino e o humor vítreo, o reflexo luminoso do olho apresenta-se normalmente vermelho, podendo variar pelo laranja ou amarelo dependendo da pigmentação da retina. Essa propriedade deve-se à capacidade da retina em refletir a luz incidida sobre ela. O princípio desse reflexo pode ser exemplificado quando fotografamos pessoas em momentos casuais e notamos que seus olhos apresentam-se vermelhos. Essa coloração é decorrente da luz emitida pelo flash da máquina que é refletida pela retina. Sua cor vermelha é explicada pela presença de inúmeros vasos sanguíneos nessa região do olho. Quando a transparência das estruturas oculares não está normal, geralmente não se observa o reflexo vermelho, ou sua qualidade é ruim. Daí a importância de ser realizado.

O Teste do Olhinho é realizado em ambos os olhos e um importante fator é sua simetria. A comparação dos reflexos pode fornecer informações sobre outros problemas oculares, como por exemplo diferenças de grau entre os dois olhos e também o estrabismo.

© 2007 Teste do Olhinho - PET-Medicina - UFC
|