Principal
Informações Gerais
Questionário on line
Contato
Equipe
Hospitais visitados
Outros Projetos
Onde é LEI
Notícias
Documentos


Apoio:



Hemorragia vítrea

Humor Vitreo é uma substância viscosa e transparente, que preenche a porção entre o cristalino e a retina. A Hemorragia Vítrea é um sangramento para dentro do humor vítreo. A incidência de Hemorragia Vítrea espontânea é de aproximadamente sete casos por 100.000 habitantes. Há inúmeros fatores predisponentes para essa hemorragia: pode estar associada a traumatismo e pode também estar associada a algumas doenças hematológicas, incluindo a anemia aplástica, a leucemia e a policitemia. Porém, a causa mais comum de hemorragia vítrea é a Retinoplastia Diabética Proliferativa.

O Diabetes lesa os vasos sangüíneos da retina e pode ocasionar crescimento anômalo dos vasos numa fase mais avançada da doença. Esse crescimento de vasos sangüíneos anormais invadem o conteúdo gelatinoso do olho, o vítreo. Os vasos proliferativos freqüentemente se rompem, causando hemorragia vítrea que pode diminuir significativamente a visão.


Tecido fibroso pode crescer sobre os novos vasos sangüíneos e distorcer a visão. Ocasionalmente esse tecido fibroso pode se contrair puxando a retina e causando um descolamento tracional desta. Muitos pacientes têm importante diminuição da acuidade visual devido a diminuição de transparência dos meios causada por Hemorragia Vítrea.

Uma hemorragia muito grande poderia obstruir a visão por completo. Pode levar dias, meses ou até mesmo anos, para reabsorver o sangue, conforme a quantidade de sangue presente. Se o olho não elimina o sangue vítreo adequadamente dentro de um espaço de tempo razoável, uma vitrectomia pode ser a solução recomendada. A melhor proteção contra a retinopatia diabética é submeter-se a exames periódicos da visão efetuados por um oftalmologista (médico especialista em olhos). A retinopatia grave pode existir mesmo sem sinais perceptíveis. Para detectar a presença de retinopatia diabética, o oftalmologista examina o interior do olho usando um instrumento chamado oftalmoscópio.

Texto escrito por:
Geysa Câmara (integrante do PET-Medicina/UFC)




 

 

© 2007 Teste do Olhinho - PET-Medicina - UFC
|