Principal
Informações Gerais
Questionário on line
Contato
Equipe
Hospitais visitados
Outros Projetos
Onde é LEI
Notícias
Documentos


Apoio:



Glaucoma congênito

O glaucoma congênito é uma enfermidade relativamente rara,de manifestação predominantemente bilateral, com evolução muitas vezes assimétrica, que atinge com maior freqüência indivíduos do sexo masculino e uma das principais causas de cegueira na infância.

Um líquido claro e transparente, chamado humor aquoso, circula dentro do olho, continuamente, nutrindo as estruturas internas desse órgão. Esta circulação interna pode ser comparada a um chuveiro constantemente aberto. Se o ralo do banheiro entupir, a água se acumula no box e transborda. Similarmente, se o sistema de drenagem do olho entope, esse líquido claro se acumula no interior do globo ocular, a pressão intra-ocular aumenta e, com o tempo, pode causar dano irreversível ao nervo óptico. Esse nervo funciona como um cabo elétrico, contendo cerca de um milhão de fios, que levam a mensagem visual ao cérebro e, unindo-se, proporcionam a visão lateral ou periférica e também a visão central, usada para leitura.

O glaucoma pode destruir, gradativamente, esses "fios elétricos", causando, inicialmente, pontos cegos na área de visão periférica. Se todo o nervo for destruído será instalada a cegueira definitiva.   

A criança com glaucoma congênito costuma apresentar lacrimejamento, dificuldade em tolerar a claridade, perda do brilho da região da íris – que passa a aparentar uma coloração mais azulada e opaca - e aumento do volume do globo ocular.

No Brasil existem, atualmente, cerca de 20 mil crianças portadoras do glaucoma congênito. O diagnóstico precoce, aliado ao tratamento adequado, são as únicas formas de preservar a visão e manter a qualidade de vida do portador de glaucoma congênito. Daí a grande importância do Teste do Olhinho que permite a detecção precoce de possíveis problemas congênitos na visão evitando o agravamento de doenças importantes durante o desenvolvimento da criança.

Texto escrito por:
Danni Wanderson (integrante do PET-Medicina/UFC)




 

 

© 2007 Teste do Olhinho - PET-Medicina - UFC
|