O PET Medicina visitou o Hospital Madalena Nunes na cidade de Tianguá. A convite do diretor do hospital, os profissionais de saúde do PSF (Programa de Saúde da Família) dos municíos vizinhos, e que integram a microrregião de Tianguá estiveram presentes à 2ª. Palestra sobre o teste do Olhinho. Todos os profissionais foram capacitados a realizarem o exame. Após a assinatura do termo de doação do oftalmoscópio, os profissionais de saúde do berçário da maternidade foram treinados a realizarem o teste nos recém-nascidos.
Abaixo algumas fotos da visita:

Palestra realizada por integrante do grupo aos profissionais do Hospital de Tianguá

Na palestra apresentada em Tianguá, muitos médicos e enfermeiros estiveram presentes e mostraram-se bastante interessados no projeto. Na foto vemos a Dra. Cristiane Queiroz (primeira pessoa da esquerda para a direita) participando do treinamento. Durante um plantão em hospital de Frecheirinha, cidade próxima à Tianguá, ela detectou um caso de reflexo vermelho anormal em criança de 05 meses de idade. Encaminhada para Fortaleza, a criança teve diagnóstico confirmado de retinoblastoma e recebeu indicação de cirurgia, já realizada com sucesso. Esse foi o primeiro caso detectado durante a realização do projeto.

Profissionais de saúde durante o treinamento prático do Teste do Olhinho

Entrega do oftalmoscópio pelo Coordenador do Projeto, Prof. Pedro Magalhães (à direita) ao Diretor do Hospital Dr. Aldenis Machado

Acadêmica Tárcia Nogueira (de branco) ao lado do Enfermeiro-Chefe do Hospital Dr. Eugênio Lima, na ocasião da coleta de dados para a pesquisa

Equipe do posto de enfermagem recebe relógio promocional sobre o Teste do Olhinho (cortesia da Ótica Multiluz, empresa parceira)

Parte da equipe integrante do projeto em frente ao Hospital Madelena Nunes (Hospital São Camilo) em Tianguá, CE. (julho de 2007)
|